Pular para o conteúdo principal

Respeito é bom. Para Quem Se Dá ao Respeito.

O endurecimento da lei de trânsito tem gerado reportagens e opiniões. Claro que concordamos com a adoção de medidas severas para coibir o abuso não somente no trânsito, mas, em todas as áreas da vida em sociedade.

O brasileiro cobra das autoridade não apenas ações desse tipo, mas, também, comportamento exemplar. No entanto, o que se vê em todos os lugares, é uma quantidade enorme de brasileiros querendo apenas levar vantagem ou oferecer vantagem para os seus.

No trânsito, ultrapassar pela direita; fazer fila dupla; fechar entrada de rua ou cruzamento; circular com o carro pelo acostamento; estacionar em local proibido, principalmente, nas calçadas; colocar som automotivo com volume excessivo, inclusive, durante a madrugada; estacionar em local destinado para portadores de deficiência ou idosos, e por aí vai.

Na fila do supermercado ou banco, deixar "marcado" o local enquanto vai realizar outras compras, solicitar ou atender pedidos de conhecidos para pagar alguma coisa na frente dos demais enfileirados, ficar analisando extrato diante da máquina bancária e outros absurdos.

Nas ruas, jogar lixo no chão, colocar o lixo residencial fora do horário de coleta pública, ocupar o espaço público para vender, inclusive, pontos de ônibus ou "ilhas" de apoio ao pedestre, fazer "gato" na iluminação pública, funcionar bares em locais residenciais com música ao vivo, inclusive, de veículos; fazer parte de igrejas, terreiros e academias que insistem em desrespeitar o direito do vizinho em poder ficar em sua casa sem ser incomodado por barulho, mesmo nos horários não abrangidos pela lei do silêncio, etc.

Como se vê, o brasileiro, e especialmente, o baiano, é bom para exigir das autoridades públicas, um bom serviço público e comportamento exemplar. Contudo, vive se "fazendo" em arbitrariedades e falta de respeito para com o outro. Se esquece que as leis, a justiça, a polícia e as prisões só existem porque existem aqueles que não querem cumprir o dever de respeitar o direito do outro.

Em síntese, brasileiro é aquele que não quer ser "passado para trás", mas, fica esperando uma oportunidade pra "passar a perna em alguém".

Pense nisso.

"Se não soubermos respeitar, agir com bom senso e ser coerentes, não há como falar, desejar, muito menos ser uma sociedade respeitosa, equilibrada e decente".

"Cobrar é bom. Fazer, é outros quinhentos".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porteiro, Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor. E Mais. Missionária, Bispo, Apóstolo. O Que é Tudo Isso?

De repente, somos sobressaltados com a notícia: "Mais algumas dezenas, e até centenas, de novos obreiros para servir no Reino de Deus". A notícia seria boa, se guardasse a essência dos requisitos bíblicos exigidos para novos obreiros e preservassem o propósito divino na separação de novos chamados.
Para que precisamos de porteiros? Óbvio. Para guardar as portas. Porteiro era considerado Levita, desenvolvia, também, a tarefa de arrecadador de ofertas (2 Cr. 31:14) e vigia (Mc. 13:34); Jesus menciona o porteiro como responsável pela guarda da porta do aprisco das ovelhas (Jo. 10:3; ver também Ed. 7:24). É improdutivo, uma igreja de porta única, com uma quantidade exagerada de porteiros para servir.
Para que precisamos de auxiliares? Há pessoas mencionadas na Bíblia como "cooperadores", no entanto, sem evidência de se referir a um cargo. Eram pessoas que haviam prestado algum tipo de auxílio à alguém, em algum momento específico (Fp. 2:25; At. 20:35). Pode ser até o mes…

CEADEB x ADESAL - É feio, muito feio!

Os desdobramentos do litígio entre o presidente da CEADEB e o presidente da ADESAL prossegue revitalizando as feridas causadas pelo rompimento do vínculo de alguns pastores de sua convenção (CEADEB).
No mais recente episódio, uma decisão judicial interlocutória - sem definição de mérito - tomada na ação que a CEADEB move contra a ADESAL, foi entendida como um ato de destituição do pastor Israel Ferreira do comando da Assembleia de Deus em Salvador. Sem querer entrar nas questões técnicas da decisão (deixo isto para os advogados e rábulas), a decisão não dá nada a ninguém, haja vista uma série de “condicionantes” expressos no comando judicial. Na verdade, a decisão da desembargadora é uma espécie de carta do apóstolo Paulo aos Coríntios na versão para os assembleanos baianos: “se entendam!”
Ato seguinte a decisão mencionada, o pastor Valdomiro Pereira distribui um vídeo para os obreiros assembleanos. Nele, informa (ou desinforma) a plateia que o pastor Israel Ferreira foi destituído do…

QUANDO É HORA DE MUDAR DE IGREJA

Igreja, genuinamente falando, é aquele lugar onde se reúne um grupo de seguidores de Cristo com objetivo de adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (At. 2:40-47). Foi com esta clara missão em mente que o apóstolo Paulo informa-nos que Deus colocou à nossa disposição os dons espirituais, a fim de edificarmos uns aos outros e estarmos aparelhados para proclamação do evangelho. Tiago esclarece outro ponto principal da igreja, dizendo que a verdadeira religião é cuidar das viúvas e dos órfãos nas suas necessidades. Por fim, as características da igreja primitiva que a tornou marcante, referência de igreja bíblica, foi que eles tinham tudo em comum e ninguém sentia falta de nada, eram solidários no partir do pão, desfrutavam da comunhão e comungavam da doutrina dos apóstolos, esta, por sua vez, Cristocêntrica.

No domingo passado fui à igreja com minha família e contei. Numa rua com, aproximadamente, quinhentos (500) metros de comprimento, cerca de treze (13…