Ei, Não Viva Só. Procure Uma Igreja Cristã.

"Não é porque uma árvore adoeceu que precisamos derrubar a floresta".

Começo ponderando sobre a necessidade de sermos cuidadosos com as coisas relacionadas com Deus, em especial, a Igreja. Falo aqui das organizações religiosas locais e não da Igreja invisível que permeia todas as denominações. Sim, mesmo se estivessemos no caos [o que não é o caso] a prudência deve ser o alicerce de nossas ponderações.

Vivemos, sim, tempos difíceis e estranhos no Cristianismo, especialmente no Brasil dos cristãos. Denominações personalistas. Bom seria que a personalidade fosse Cristo, mas, não é. São as igrejas de sicrano, beltrano, fulano e por ai vai. Não esqueçamos dos dissimulados. São aqueles que não personalizam abertamente, mas, crescem nos meandros das organizações e, ao chegar no topo, não querem mais sair de lá. Eis os presidentes vitalícios.

"A igreja (organização religiosa) é semelhante a Arca de Noé. Se não fosse o juízo de Deus para os que estão fora, seria impossível suportar o mau cheiro dos que estão dentro". Cito o texto de abertura do livro "A Crise de Integridade", de Warren W. Wiersbe, a fim de, num esforço de sensatez, chamar a atenção para o fato de que, mesmo nessa situação, a igreja (denominação), ainda é o melhor lugar para se estar quando se deseja ir com Cristo. Não que nossa salvação dependa da frequência a uma igreja. Não, não depende. Mas, nossa vida cristã, sim.

Cristo nos convida para vida em comunidade, pois, é na comunidade que vivenciamos a vida de Cristo e experimentamos mais facilmente o amor de Deus. O próprio autor do livro citado, esclarece esta faceta. As denominações podem estar mergulhadas no secularismo até a raiz, mas, mesmo assim, encontraremos em suas fileiras gente decente e sincera que, como você, quer viver a vida de Cristo com os irmãos.

Só precisamos estar atentos para o fato de que nenhuma denominação é perfeita, porém, há comunidades que, a despeito de formadas por seres falíveis, ainda insiste em andar com Cristo. Veja seus líderes e perceba a essência do cristianismo praticado por eles. Você terá uma bela pista de qual cristianismo eles seguem. Como é o pastor, assim é sua teologia.
 
A regra básica é: Eles combinam com as características de pastor citadas por Cristo em João capítulo 10? Ou eles combinam mais com a informação de Cristo sobre os falsos apóstolos em Éfeso, registrado em Apocalipse 2:2?
 
Há muita gente ruim no meio, porém, há outras tantas com coração ardendo de amor pelo evangelho e lutando na defesa dos princípios cristãos com palavras e com seus testemunhos. Há homens que vivem seu pastorado como resultado de uma chamada divina e não como uma profissão. Peça ao Espírito Santo que conduza sua vida nessa direção, que é a direção da vontade de Deus. Ele te conduzirá e você ficará abrigado como um ser imperfeito, no meio de outros seres imperfeitos, que buscam a perfeição de Deus.
 
Frequente uma igreja evangélica mais perto de sua casa ou, melhor dizendo (citando o meu amigo, Pr. Raimundo Campos), "uma igreja evangélica mais perto da Bíblia". Elas existem e estão por aí para te ajudar.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porteiro, Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor. E Mais. Missionária, Bispo, Apóstolo. O Que é Tudo Isso?

QUANDO É HORA DE MUDAR DE IGREJA

Não Basta Ser Crente. Tem Que Ser Diferente.