A Honestidade no Conhecimento de Deus

Fui abordado num ponto de ônibus por uma senhora pertencente as Testemunhas de Jeová, que me perguntou:
 
- Posso lhe falar sobre Deus?

Retruquei sem pestanejar:

- O meu ou o seu?

Ela prosseguiu:

- Deus só existe um.

Insistir:

- Mas, cada um de nós O apresenta do seu ponto de vista.

Ela me deixou um folheto e foi embora.

A resposta daquela senhora e a resposta que dei à ela ficaram em minha mente sendo remoídas pelo meu intelecto e me chamando a atenção para âmago da questão. Essas formas variadas com que apresentamos Deus são nuances legítimas do Próprio? Será que estamos sendo honestos o suficiente para conhecermos Deus a partir de sua própria apresentação? Sem tradição, sem repetição, sem interpretação, enfim, sem "achômetros"?

Zapeando por canais da tv, me deparo com inúmeros programas religiosos (todos do segmento cristão, ou seja, em tese, falam do mesmo Deus), e nesses programas Deus é apresentado de maneira diferente. Tem o Deus que exige o cumprimento da lei dos alimentos e da guarda do sábado, tem o Deus curador que só faz isso, tem o Deus que quer dinheiro da gente para Ele dá dinheiro pra gente, tem o Deus que só fala com os santos beatificados, tem o Deus que só abençoa se agente caminhar no sal e passar no portal, tem o Deus faz milagre com luz de vela, inclusive mata a inveja, e por aí vai...

A humanidade não precisa conhecer Deus a partir do ponto de vista de cada um de nós. O que precisam é conhecer Deus a partir dEle próprio. Devemos apontar o caminho para que eles mesmos conheçam o Senhor. Como fazer isso? Incentivando-os a estudarem a história e seguirem as pistas da revelação do próprio Deus. Estimulando-os a raciocinarem sobre os fatos e, contando com a ajuda do próprio Deus (existe ou não?), conhecê-Lo.

No percurso da história humana, se destaca um homem: Cristo. Não é por isso que dividimos cronologicamente o tempo em Antes de Cristo e Depois de Cristo? Suas obras ficaram marcadas na história e suas palavras atestam Ser o que todos nós buscamos: Deus.

Então, antes de ouvir religiões, denominações, pastores ou guias, ouça Cristo. Como? Ele não morreu? você pode questionar. É verdade. Ele morreu. Mas, veja o que a história humana registrou. Ele não ficou morto, Ele ressurgiu e foi visto pela última vez aqui na terra por cerca de 500 pessoas.

Hoje, através do Espírito Santo, Ele quer revelar Deus à nós, e se gostarmos, ficamos com Ele, se não, seguimos nossa vida contentes com alguma forma de deus apresentada pelos homens.

Quanto a mim, não me interessa conhecer e seguir o Deus dos Testemunhas de Jeová, o Deus dos Universais do Reino de Deus, o Deus da Renascer, o Deus dos Adventistas, o Deus dos Assembleanos, o Deus dos Batistas, o Deus do Candomblecistas, o Deus dos Espíritas, o Deus dos Muçulmanos, o Deus dos Hinduistas.

Eu quero conhecer e seguir o Deus apresentado à humanidade em Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porteiro, Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor. E Mais. Missionária, Bispo, Apóstolo. O Que é Tudo Isso?

QUANDO É HORA DE MUDAR DE IGREJA

Não Basta Ser Crente. Tem Que Ser Diferente.