Pular para o conteúdo principal

Relatório e Renovação.

2011 se foi, e durante seu percurso, estive envolvido em sessenta e três (63) ministrações realizadas em igrejas vinculadas a CEADEB, CONFRAMADEB e CONVENÇÃO BATISTA. Foram conversas francas com famílias, jovens, casais e demais segmentos da Igreja do Senhor, foram cento e dezenove (119) posts publicados aqui, todos eles embasadas nas lições que aprendi com meus pais (Pr. Cazildo e irmã Valdete), com meus mentores espirituais (Pr. Joel Ribeiro e irmã Lindalva), nas Escolas Bíblicas Dominicias, na Escola Teológica da Assembleia de Deus no Estado da Bahia - ESTEADEB, no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus - IBAD, em inúmeros livros teológicos estudados durante o ano e, principalmente, em minhas ponderações solitárias e silenciosas face a Palavra de Deus.

Contei com a ajuda inestimável do Espírito Santo e, Ele bem sabe, procurei dar o melhor de mim. Tive oportunidades para compreender melhor minhas limitações, minhas fraquezas e o trabalhar, ou não, de Deus através de mim.

Apesar da estrutura que nos oferecem, apesar do pouquíssimo apoio que é dado para os deslocamentos, deixando a maior parte dos custos sobre as nossas famílias, apesar do momento impróprio e do tempo escasso que reservam para as ministrações, valeu a pena ter participado de cada atividade, ter conhecido irmãos novos, igrejas novas, ter sido abençoado por orações feitas por sinceros servos de Deus.

Durante 2011, muitas lutas e decisões difíceis para tomar, mas, acredito ter tido a graça de decidir corretamente do ponto de vista de minha consciência espiritual, pois, estou de pé e em paz comigo, com minha família, com meus irmãos e com Deus.

Cheguei ao fim de 2011 com a clareza dos pontos que merecem melhoria, pois é esse viver diário que produz a experiência que nos faz enxergar um ponto mais alto e melhor.

Chego em 2012 lembrando-me dos esforços de alguns irmãos, líderes de deptos que solicitaram minha pequena ajuda, de alguns Pastores que confiaram seu rebanho às minhas ministrações, e só posso rogar ao bondoso Deus que os abençoe abundantemente e os avive na disposição de edificar continuamente a Igreja do Senhor Jesus Cristo até que Ele venha.

Nesse novo ano, renovo a disposição de ajudar, afinal, "se puder ajudar, não atrapalho".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porteiro, Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor. E Mais. Missionária, Bispo, Apóstolo. O Que é Tudo Isso?

De repente, somos sobressaltados com a notícia: "Mais algumas dezenas, e até centenas, de novos obreiros para servir no Reino de Deus". A notícia seria boa, se guardasse a essência dos requisitos bíblicos exigidos para novos obreiros e preservassem o propósito divino na separação de novos chamados.
Para que precisamos de porteiros? Óbvio. Para guardar as portas. Porteiro era considerado Levita, desenvolvia, também, a tarefa de arrecadador de ofertas (2 Cr. 31:14) e vigia (Mc. 13:34); Jesus menciona o porteiro como responsável pela guarda da porta do aprisco das ovelhas (Jo. 10:3; ver também Ed. 7:24). É improdutivo, uma igreja de porta única, com uma quantidade exagerada de porteiros para servir.
Para que precisamos de auxiliares? Há pessoas mencionadas na Bíblia como "cooperadores", no entanto, sem evidência de se referir a um cargo. Eram pessoas que haviam prestado algum tipo de auxílio à alguém, em algum momento específico (Fp. 2:25; At. 20:35). Pode ser até o mes…

CEADEB x ADESAL - É feio, muito feio!

Os desdobramentos do litígio entre o presidente da CEADEB e o presidente da ADESAL prossegue revitalizando as feridas causadas pelo rompimento do vínculo de alguns pastores de sua convenção (CEADEB).
No mais recente episódio, uma decisão judicial interlocutória - sem definição de mérito - tomada na ação que a CEADEB move contra a ADESAL, foi entendida como um ato de destituição do pastor Israel Ferreira do comando da Assembleia de Deus em Salvador. Sem querer entrar nas questões técnicas da decisão (deixo isto para os advogados e rábulas), a decisão não dá nada a ninguém, haja vista uma série de “condicionantes” expressos no comando judicial. Na verdade, a decisão da desembargadora é uma espécie de carta do apóstolo Paulo aos Coríntios na versão para os assembleanos baianos: “se entendam!”
Ato seguinte a decisão mencionada, o pastor Valdomiro Pereira distribui um vídeo para os obreiros assembleanos. Nele, informa (ou desinforma) a plateia que o pastor Israel Ferreira foi destituído do…

QUANDO É HORA DE MUDAR DE IGREJA

Igreja, genuinamente falando, é aquele lugar onde se reúne um grupo de seguidores de Cristo com objetivo de adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (At. 2:40-47). Foi com esta clara missão em mente que o apóstolo Paulo informa-nos que Deus colocou à nossa disposição os dons espirituais, a fim de edificarmos uns aos outros e estarmos aparelhados para proclamação do evangelho. Tiago esclarece outro ponto principal da igreja, dizendo que a verdadeira religião é cuidar das viúvas e dos órfãos nas suas necessidades. Por fim, as características da igreja primitiva que a tornou marcante, referência de igreja bíblica, foi que eles tinham tudo em comum e ninguém sentia falta de nada, eram solidários no partir do pão, desfrutavam da comunhão e comungavam da doutrina dos apóstolos, esta, por sua vez, Cristocêntrica.

No domingo passado fui à igreja com minha família e contei. Numa rua com, aproximadamente, quinhentos (500) metros de comprimento, cerca de treze (13…