Pular para o conteúdo principal

Filho é Como Uma Tela em Branco. O Que Você Está Pintando?

Um filho é como uma tela de pintura em branco. Quando trabalhamos essa tela, vamos criando formas, que podem ser admiradas ou rejeitadas.

Vamos cuidar de nossos filhos como se estivéssemos desenhando uma obra de arte para a vida.
O caráter e o comportamento que seu filho assumirá no futuro dependem de como você o está moldando agora!

Senhores pais, cuidem com esmero de seu maior tesouro: seus filhos. Não transfira a responsabilidade pela educação de seus filhos para outras pessoas. É tarefa dos pais, isto é, pai e mãe em conjunto. Ao chegar em casa, cumprimente-os com um alô carinhoso, comportamento que alegrará a todos. Existem algumas palavras que são indispensáveis: “Dê-me licença”, “por favor” e “obrigado”.

Para que esta tela, ao final, seja bela e harmoniosa, insira mais alguns detalhes:

  • Ensine seus filhos a respeitar as pessoas;
  • Não discuta na presença de seus filhos;
  • Não tome partido do seu filho quando este estiver errado;
  • Não minta;
  • Não apanhe tudo o que seu filho deixar desarrumado. Faça-o manter os seus pertences organizados e limpos;
  • Dê a seus filhos orientação religiosa – fé, trabalho, esperança e realização;
  • Quando seus filhos disserem palavrões ou nomes feios, não ache graça;
  • Defina limites para seus filhos; não os deixe fazer tudo o que quiserem;
  • Estabeleça normas, horários para tarefas e lazeres, estudos, saídas, esportes, televisão, etc;
  • Ensine seus filhos a valorizar o dinheiro e indique formas honestas de adquiri-lo;
  • Faça o possível para conhecer o máximo da personalidade de seus filhos;
  • Aproveite, ouça seus filhos, procure saber o que eles pensam, fazem e com quem andam;
  • Quando for necessário repreendê-lo, faça-o com firmeza, sem gritos. Gritos dos pais com os filhos demonstram falta de autoridade;
  • Educação e comportamento são hábitos adquiridos desde os primeiros anos de vida. Seus filhos devem ser educados para o mundo que existe dentro e fora do lar;
  • Se seus filhos adquirirem dinheiro, objetos, procure sempre saber a procedência deles;
  • Não exija de seus filhos comportamento que não condiga com o seu. A palavra, ás vezes, convence, mas o exemplo arrasta.
Quando idoso, você ficará admirado com o quadro que contemplará e ficará orgulhoso da bela arte que produziu. Sua dedicação será exemplo para todos que tiverem a oportunidade de serem alcançados pelos atos e palavras da tua obra de arte: teus filhos.

Por esta razão, a Bíblia afirma: “A glória dos pais, são seus filhos” (AD).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porteiro, Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor. E Mais. Missionária, Bispo, Apóstolo. O Que é Tudo Isso?

De repente, somos sobressaltados com a notícia: "Mais algumas dezenas, e até centenas, de novos obreiros para servir no Reino de Deus". A notícia seria boa, se guardasse a essência dos requisitos bíblicos exigidos para novos obreiros e preservassem o propósito divino na separação de novos chamados.
Para que precisamos de porteiros? Óbvio. Para guardar as portas. Porteiro era considerado Levita, desenvolvia, também, a tarefa de arrecadador de ofertas (2 Cr. 31:14) e vigia (Mc. 13:34); Jesus menciona o porteiro como responsável pela guarda da porta do aprisco das ovelhas (Jo. 10:3; ver também Ed. 7:24). É improdutivo, uma igreja de porta única, com uma quantidade exagerada de porteiros para servir.
Para que precisamos de auxiliares? Há pessoas mencionadas na Bíblia como "cooperadores", no entanto, sem evidência de se referir a um cargo. Eram pessoas que haviam prestado algum tipo de auxílio à alguém, em algum momento específico (Fp. 2:25; At. 20:35). Pode ser até o mes…

CEADEB x ADESAL - É feio, muito feio!

Os desdobramentos do litígio entre o presidente da CEADEB e o presidente da ADESAL prossegue revitalizando as feridas causadas pelo rompimento do vínculo de alguns pastores de sua convenção (CEADEB).
No mais recente episódio, uma decisão judicial interlocutória - sem definição de mérito - tomada na ação que a CEADEB move contra a ADESAL, foi entendida como um ato de destituição do pastor Israel Ferreira do comando da Assembleia de Deus em Salvador. Sem querer entrar nas questões técnicas da decisão (deixo isto para os advogados e rábulas), a decisão não dá nada a ninguém, haja vista uma série de “condicionantes” expressos no comando judicial. Na verdade, a decisão da desembargadora é uma espécie de carta do apóstolo Paulo aos Coríntios na versão para os assembleanos baianos: “se entendam!”
Ato seguinte a decisão mencionada, o pastor Valdomiro Pereira distribui um vídeo para os obreiros assembleanos. Nele, informa (ou desinforma) a plateia que o pastor Israel Ferreira foi destituído do…

QUANDO É HORA DE MUDAR DE IGREJA

Igreja, genuinamente falando, é aquele lugar onde se reúne um grupo de seguidores de Cristo com objetivo de adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (At. 2:40-47). Foi com esta clara missão em mente que o apóstolo Paulo informa-nos que Deus colocou à nossa disposição os dons espirituais, a fim de edificarmos uns aos outros e estarmos aparelhados para proclamação do evangelho. Tiago esclarece outro ponto principal da igreja, dizendo que a verdadeira religião é cuidar das viúvas e dos órfãos nas suas necessidades. Por fim, as características da igreja primitiva que a tornou marcante, referência de igreja bíblica, foi que eles tinham tudo em comum e ninguém sentia falta de nada, eram solidários no partir do pão, desfrutavam da comunhão e comungavam da doutrina dos apóstolos, esta, por sua vez, Cristocêntrica.

No domingo passado fui à igreja com minha família e contei. Numa rua com, aproximadamente, quinhentos (500) metros de comprimento, cerca de treze (13…