Parem de Casar, Crianças!

Qual a idade ideal para casar?

Esta é uma das questões que me deparo quando dou palestra sobre namoro, noivado e casamento para adolescentes e jovens. Digo-lhes que a resposta não pode ser reduzida simplesmente a uma idade específica, e sim, que o momento ideal se inicia numa fase da vida em que as condições psíquicas, físicas e sociais permitam.

Ninguém nasce maduro, ou seja, ninguém surge neste mundo já com plenas condições de encarar os desafios do existir. Esta é a razão pela qual Deus nos concede a família como base para nosso preparo e desenvolvimento. Nascemos sem ao menos saber andar e apenas com o tempo começamos a identificar nossos pais, irmãos, habitat e, por fim, o universo que nos cerca. Tudo é um processo de descobrimento, assimilação, imitação e prática. Isto nos ensina que "há tempo para todas as coisas debaixo do céu" (Ec. 3:1).

Imagine um recém-nascido que, logo após o parto, resolve descer da maca cirúrgica e correr. Cairá antes de bater com o corpo na parede, porque ele ainda não está pronto para os primeiros passos, nem mesmo tem consciência do existir.

Quando duas pessoas resolvem viver juntas para o resto de suas vidas, elas demonstram já terem assimilado os ensinamentos dos pais, firmado compreensão sobre a vida e decidido seguir o caminho da construção de uma nova família, admitindo ser esta a melhor alternativa para sequência de sua existência.

O enlace matrimonial é, nesse sentido, a manifestação de que os cônjuges estão devidamente prontos para exercerem a liberdade da vida adulta e assumirem suas inerentes responsabilidades. Casamento não foi idealizado para os nubentes, após a oficialização, manterem-se debaixo da provisão e da guarda de seus genitores como gente que ainda precisa de amparo, cuidado e proteção. Casamento é o momento do rompimento (no sentido de não-dependência) com a família originária e ascensão à categoria dos adultos. "Esta é minha vida e estou pronto para assumir as obrigações de uma vida adulta e responder por ela."

Qual o momento ideal para casar? Respondo: Quando estiverem prontos.

Vai longe aquela ideia de que basta amar para ter a capacidade de enfrentar os embates da vida conjugal. Aliás, aqui já temos uma confusão comum entre a garotada. Ainda que se relacionem, amor e paixão são coisas distintas. Quando dizem que "bastar amar" para poder casar, estão, na verdade, com a ideia e sensação da paixão pulsando em suas mentes e corações. Em muitos casos, a própria paixão atrapalha a avaliação que se faz de si mesmo, sendo necessário abrir os olhos e ouvidos para os conselhos dos mais velhos e experientes. Preferencialmente, pais casados e estabilizados.

O estar pronto que respondo está relacionado com as condições físicas (o corpo do rapaz e da moça devem estar pronto (cuidado com os hormônios. Eles "bombam" o corpo, não a mente)), as condições sociais (quem quer casar tem que ter casa e recursos para sua manutenção (sem formação e profissão não dá) e, principalmente, as condições psicológicas (devem estar suficientemente maduros (estar completamente desenvolvido)).

Muitos casamentos terminam em desastre por causa da imaturidade dos cônjuges. São ingênuos, mimados, dependentes, egocêntricos e inábeis.  Em outras palavras. São crianças. E como crianças não deveriam assumir tamanha responsabilidade. Devem permanecer ao lado dos pais aguardando a mamadeira e a chupeta, até que, definitivamente, cresçam.

Parem de casar, crianças!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porteiro, Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor. E Mais. Missionária, Bispo, Apóstolo. O Que é Tudo Isso?

QUANDO É HORA DE MUDAR DE IGREJA

Não Basta Ser Crente. Tem Que Ser Diferente.