A Liberdade

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Liberdade Plena – Direito de livre escolha; direito de fazer o que quiser, atendendo exclusivamente seus interesses e desejos.

Liberdade Relativa - Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.

Prisão - Coisa que enleva a alma, que a atrai e cativa, que a prende e a desvia de toda outra qualquer influência.

Prisioneiro - Preso; cativo; recluso; encarcerado.

v  Nossas Prisões de Cada Dia

ü  Dos homens

E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão”; Gl. 2:4

Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?1 Co. 10:29

E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas” Lc. 11:46.

ü  Da vida

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” Mt. 6:25.

Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol? Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade” Ec. 2:22-23.

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?” Is. 58:6

Jugo - Espécie de forca por baixo da qual desfilavam (perante os romanos) os inimigos vencidos.

ü  Do pecado

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Rm. 6:16.

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado” Jo. 8:34.

Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros” Rm. 7:23.

ü  Da morte

E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão” Hb. 2:15.

Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” Fp. 1:23.

v  O Libertador

Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo”. 2 Pe 2:19.

O espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”; Is. 61:1.

O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai” Gl. 1:4.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Mt 11:29,30

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” Jo 8:36.

v  Nossa Liberdade

Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”. 2 Co. 3:17.

Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade” Tg. 2:12.

E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos” Sl. 119:45.

v  Advertências Finais

Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos” 1 Co. 8:9.

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor” Gl. 5:13.

Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus” 1 Pe. 2:16.

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão” Gl. 5:1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porteiro, Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor. E Mais. Missionária, Bispo, Apóstolo. O Que é Tudo Isso?

QUANDO É HORA DE MUDAR DE IGREJA

Não Basta Ser Crente. Tem Que Ser Diferente.