O QUE SIGNIFICA “CONVERTER-SE A CRISTO”

Inicio aqui uma série de estudos simples com objetivo de ajudar as pessoas que desejam converter-se a Cristo, mas não sabem o que significa e quais as características devem ser destacadas pelo novo convertido. Destaque-se que, aceitar ser Cristo o Filho de Deus e que pelo seu sacrifício na cruz os pecados são perdoados é o primeiro e mais importante passo neste processo. Todavia, este é apenas o primeiro passo da conversão. A partir de então, aquele que manifestou aceitação, deve primar em substituir os princípios que antes regiam sua vida pelos novos princípios estabelecidos por Cristo.

Jo. 3:11-21“Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus”.

Quando João, o batista, desenvolveu seu ministério, sua pregação era apenas “arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt. 3:2). Como cumpridor de sua missão, ele conclama as pessoas a receberem Aquele que viria após ele, fazendo valer as características e virtudes do reino de Deus. João falava de Cristo.

Logo de pronto, o reino de Deus não seria em nada parecido com os reinos humanos até então experimentados, pois Cristo surge de forma impensada para um monarca (numa mangedoura) e apresenta um reino de outro mundo (dos céus). Na verdade, o que João apontava, e talvez não tivesse a percepção disto, era que o mais importante neste novo reino seria a transformação do mundo operada pela conversão de cada pessoa.

Conversão é mudança de forma ou qualidade, sem mudança de substância. Isto quer dizer que aquele que se converte mantém o ser, o seu eu, porém, altera os conceitos diretivos de sua vida, estabelecendo novos princípios como pilares de sua existência. Obriga seu eu a seguir, não o curso natural da vida, mas, o curso estabelecido pelo novo conjunto de princípios eleitos.

Pertencer ao reino dos céus é aceitar e obedecer aos mandamentos de Cristo. Converter-se ao evangelho significa estabelecer para sua vida, com sinceridade, os princípios ensinados por Cristo. Vale salientar que não é discursar, pregar ou ensinar estes princípios, e sim, vivê-los.

Mas afinal, quais os conceitos estabelecidos por Cristo que deve seguir todo aquele que se diz convertido? As melhores respostas encontram-se no capítulo cinco (5) do evangelho de Mateus. No texto conhecido como “Sermão da Montanha”, Cristo discorre sobre vários aspectos da vida cotidiana e quais as características daqueles que se dizem convertidos a Ele, ou seja, dos que crêem no seu nome.

Mt. 5:1-3 - “Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

1º princípio do convertido

O convertido, sinceramente, diz: “Sou espiritualmente pobre e, por isto, necessito da intervenção divina para enriquecer-me nesta esfera de minha vida”.

De uma maneira mais simples ainda, o convertido tem a consciência que precisa conhecer e se relacionar cada vez mais com Deus a tal ponto que essa intimidade lhe permita morar com Ele. Por isto, sendo Cristo o único caminho ou mediador entre os homens e Deus, jamais abrirá mão da intervenção de Cristo (estabelecedor do reino de Deus) em seu favor.

(Continua nas próximas postagens.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porteiro, Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor. E Mais. Missionária, Bispo, Apóstolo. O Que é Tudo Isso?

QUANDO É HORA DE MUDAR DE IGREJA

Não Basta Ser Crente. Tem Que Ser Diferente.