sábado, 15 de março de 2014

Verificar Pressão Arterial Nos Dois Braços Pode Prevenir Infarto, Diz Estudo.

Pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que aferir a pressão arterial nos dois braços durante o check-up médico pode ajudar a prevenir infartos no futuro. O estudo, publicado em março no American Journal of Medicine, mostrou que pessoas cujas leituras tiveram uma grande diferença eram 38% mais propensas a sofrer um infarto, AVC ou outro problema cardiovascular potencialmente mortal.
 

Os resultados sugerem que algo tão barato, rápido e simples como fazer uma leitura de pressão arterial extra poderia dar aos pacientes um valioso alerta precoce. Eles poderiam a partir disso fazer alterações em seu estilo de vida para melhorar a sua saúde do coração.
 
Os autores fizeram leituras da pressão arterial de ambos os braços de quase 3.400 homens e mulheres acima dos 40 anos. Pequenas diferenças nas leituras entre os braços direito e esquerdo são normais - no estudo, a pressão sistólica (valor mais alto) variou cinco pontos em média.
 
Mas, em 10% dos pacientes, verificou-se uma diferença de dez pontos ou mais entre os braços. Estes homens e mulheres eram 38% mais propensos a ter infarto, AVC ou um problema relacionado durante os próximos 13 anos.
 
Acredita-se que o braço com pressão mais elevada fornece essa leitura provavelmente por conta de uma artéria obstruída com gordura, afirmam os cientistas. Este é um sinal de que as artérias do coração e do cérebro também estão sendo bloqueadas, aumentando as chances de infartos e derrame.


Nenhum comentário: