A Ira, a Mágoa e o Ressentimento Te Fazem Mal, Irmão.

Ira - Canalização de maus pensamentos e más intenções que infestam a mente e o coração de uma pessoa em relação a outra ou a alguma coisa. É a manifestação nua e crua do espírito carnal.

O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado (Pv. 14:17).

Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos (Ec. 7:9).

Mágoa - É a manutenção de uma dor ou ferida que lhe foi causado. A guarda deste sentimento faz com que o "doente", toda vez que provocada, produza maior profundidade na ferida existente, causando, por sua vez, mais dor.

Pelo que já se escureceram de mágoa os meus olhos, e já todos os meus membros são como a sombra (Jó 17:7).

O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate (Pv. 15:13).

Ressentimento - É a extrema sensibilidade provocada por um dano que o afligido teima em não perdoar. É o sentir de novo.

E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas (Mc. 11:25).

Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda (1 Tm. 2:8).

A ira, a mágoa e o ressentimento são sentimentos humanos, óbvio. É natural que em determinadas ocasiões sejamos surpreendidos com tais emoções, no entanto, a sabedoria bíblica, logo, divina, reforça que a guarda deles dentro de nós é a manifestação da falta de uma conversão mais profunda.

Deus, quando recomenda as lições mencionadas na Bíblia, especialmente, no sermão da montanha (Mt. 5), deseja que experimentemos a boa sensação de um coração que, apesar de humano, vive e sobrevive no combate a estes sentimentos nefastos, desfrutando, por sua vez, da alegria, do gozo e da paz de um coração abundante em Cristo. Isto é coração com graça divina.

A ira, a mágoa e o ressentimento só fazem mal a quem tem. Invés de ira, carinho; invés de mágoa, cura; invés de ressentimento, perdão. Eis o segredo, nem tão secreto assim para o verdadeiro cristão.

Jogue fora a ira! jogue fora a mágoa! jogue fora o ressentimento! O maior beneficiado é você.

Como bem disse Paulo: "Não te deixes vencer do mal, mas, vence o mal com o bem" (Rm. 12:21).

Como bem registrou Salomão: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Pv. 4:23).

Sábias palavras inspiradas pelo Senhor. Quem for sábio, receba-as.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porteiro, Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista, Pastor. E Mais. Missionária, Bispo, Apóstolo. O Que é Tudo Isso?

QUANDO É HORA DE MUDAR DE IGREJA

Não Basta Ser Crente. Tem Que Ser Diferente.